2022 chegando: tempo de novas metas e novos hábitos financeiros

 

2021 está terminando e você está decidido a começar a investir na Bolsa de Valores para aumentar seu patrimônio e conquistar sua independência financeira?

Ótima decisão, meu amigo! Foi essa escolha que, lá atrás, me levou de brasileiro endividado a investidor “aposentado” aos 30 anos de idade.

Acredito (e comprovei com a minha própria trajetória) que se tornar um investidor hoje é uma bela maneira de garantir o seu futuro financeiro amanhã.

Seis passos iniciais podem te deixar mais perto desse objetivo e o melhor de tudo é que são passos relativamente simples e que estão ao alcance de todos.

Quer descobrir que passos são esses? Continue lendo o artigo e saiba como começar a sua jornada investidora.

 

1. Busque autoconhecimento financeiro

 

O primeiro passo para começar a investir do jeito certo é desenvolver o seu autoconhecimento financeiro. O que isso significa?

Quer dizer que você deve buscar entender a sua fase financeira, conhecer o seu perfil de investidor, revisitar seus objetivos e sonhos para definir metas sensatas e realistas.

Não dá para seguir para o próximo passo antes de se conhecer e saber onde você pretende chegar, concorda?

 

2. Tenha uma estratégia para investir na bolsa

 

Se você é um investidor iniciante, é muito importante que você tenha uma estratégia. Não comece a investir de forma aleatória e sem base estratégica, pois isso é um tiro no pé.

É fundamental que você saiba quais passos dar rumo à independência financeira.

Além disso, todo investidor que está começando precisa compreender a estrutura da carteira de investimentos, a função de cada ativo, gestão de riscos, alocação de ativos, reserva de oportunidade e geração de renda.

É esse conhecimento, somado à estratégia de investimento certa, que potencializará os seus resultados como investidor, mesmo que você ainda seja iniciante.

 

3. Entenda as opções de investimentos

 

Ninguém nasce sabendo. Tenha isso em mente! Todo investidor experiente um dia foi iniciante, portanto, se dedique a aprender.

Se você está começando do zero, é muito importante que procure saber e entender as múltiplas opções de investimento, quais são os prós e contras de cada uma e, principalmente, quais são as mais adequadas para o seu perfil e para seus objetivos.

Estude sobre renda fixa, fundos imobiliários e ações, afinal, esses conhecimentos são basilares para todo e qualquer investidor, independentemente dos objetivos.

Uma boa fonte de pesquisa é a ESTRATÉGIA 500 PRATAS. Lá dentro os alunos aprofundam o conhecimento a respeito de diferentes modalidades de investimento e conquistam autonomia para tomar as próprias decisões com segurança quando se trata de investimentos.

 

4. Não conte com a famosa sorte de principiante

 

Muitas pessoas começam a investir como se fosse uma aposta. Não caia nessa do jogo de risco!

Bolsa de Valores não é cassino, mas você realmente pode perder tudo se agir de forma inconsequente e precipitada como se fosse.

Em vez de contar com a sorte, estude e prepare-se. É o seu patrimônio, seu dinheiro, sua vida, sua família.

Não aja com irresponsabilidade! Invista com sabedoria, bom senso e tranquilidade desde o começo.

 

5. Coloque seus conhecimentos em prática

 

Não adianta buscar conhecimento e não aplicar o que aprendeu. Para se desenvolver como investidor e ter cada vez mais segurança em suas ações, pratique. 

É preciso ir além dos conhecimentos teóricos para se tornar um investidor de verdade. Vale ressaltar que, antes de dar esse passo tão importante, é preciso saber sobre corretora de valores, eventos de ações, eventos de FIIs, imposto de renda, etc.

 

6. Seja paciente

 

A evolução financeira e a construção de um patrimônio sólido não acontecem da noite para o dia. Entenda que a Bolsa de Valores não funciona como um caixa eletrônico e, muito menos, como um “pé de onde brota dinheiro”.

A Bolsa de Valores é, SIM, a melhor forma de conquistar independência financeira, mas os resultados são graduais e só chegam se você souber o que está fazendo. Seja paciente e sensato. Não espere crescimento instantâneo ou um milagre financeiro.

Duas coisas são fundamentais para conquistar êxito nesse processo: conhecimento e tempo.

 

Recapitulando…

 

  • Procure entender o seu momento financeiro e o seu perfil de investidor;
  • Tenha uma estratégia consolidada para investir na bolsa de valores;
  • Estude e entenda a fundo as opções de investimento;
  • Pare de contar com a sorte e saiba exatamente o que você está fazendo;
  • Vá além da teoria e coloque seus conhecimentos em prática;
  • Respeite o tempo de evolução da sua carteira e não pule etapas.

 

E aí, você deseja iniciar com o pé direito no mundo dos investimentos? Conte comigo nesse processo! Para se unir aos mais de 7.000 alunos que começaram a investir do zero e já estão colhendo resultados, CLIQUE AQUI!

Grande abraço,

Leandro Cabral

500 Pratas